Banho de Ofurô (ou de balde)

A banheira é um dos presentes mais tradicionais para a lista de presentes do bebê, mas ultimamente o item vem disputando espaço com o Baby Balde, também conhecido como ofurô de plástico. Criado em 1997 por obstetras e parteiros de maternidades da Holanda, o baldinho oferece ao recém-nascido (e bebês de até 6 meses de idade) uma transição tranquila do útero para o mundo. Quando os pequenos entram em contato com a água na hora do banho, logo se lembram do meio aquático do útero, um lugar fechado, pequeno, quente e seguro. Como o ofurô remete a essa sensação intrauterina, os banhos sãos mais tranquilos e acalmam os bebês, trazendo conforto e aconchego. Eles ficam em posição fetal, com pernas e braços encolhidos, submersos do pescoço para baixo e relaxam automaticamente! São muitos os benefícios: acalma, cessa o choro, melhora a agitação, o sono fica mais tranquilo e alivia as cólicas. Alguns pediatras notaram esses benefícios e chegaram a adotar o banho de balde até nas maternidades. 

As diferenças em relação a um balde comum aparecem na sua base interna bem arredondada, e nas alças e bordas reforçadas, adaptações realizadas para aguentar o peso da criança.

Como dar banho em recém-nascidos

Pode ser dado desde o primeiro dia de vida. A temperatura da água deve ser agradável, entre 36ºC e 37ºC. Deixe tudo que for usar próximo, como toalha, sabonete, fralda, roupinhas, etc. Não existe um horário ideal para o banho, a resposta depende de cada bebê, cada família e época do ano.

Nas primeiras semanas, você pode envolver o corpo do seu bebê com uma manta fina de algodão e banhá-lo enroladinho, para promover ainda mais a sensação de aconchego. Na hora da higiene, retire a manta e passe o xampu e o sabonete. Nas primeiras vezes, o banho pode ser dado por dois adultos. Enquanto um segura o bebê pelas axilas, o outro se encarrega de lavar a criança com suavidade. Como o recém-nascido ainda não sustenta o pescoço sozinho, alguém deve sempre dar um apoio ao queixo ou segurar a cabecinha pelos lados. Quando o bebê começa a ficar mais “durinho”, torna-se mais fácil para a mamãe dar o banho de balde sozinha. O banho não precisa ser demorado, 15 minutos já são suficientes.

A mãe também pode optar por dar o banho de higiene na banheira e destinar o ofurô apenas para ocasiões em que o bebê esteja mais agitado, com aquele chororô, para acalmar o pequeno. Mas nada impede que você dê o banho no ofurô todos os dias até o bebê completar seis meses de vida ou mais, hoje já existem opções para crianças de até 4 ano de idade!

Importante: jamais deixe o bebê sozinho, nem por alguns segundos!

Assista à matéria do SBT, que fala dos efeitos do banho de ofurô sobre os bebês, clicando aqui.

Compartilhe este artigo!

Foto de Dr. Carlo Crivellaro

Dr. Carlo Crivellaro

CRM 72.688 (SP) RQE 34.876 E-mail: drcarlo@drcarlo.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira mais artigos do autor