Alimentação de bebês em viagens

Época de férias, muitas famílias aproveitam esse momento para viajar. Uma preocupação que surge é o que fazer em relação à alimentação dos bebês. A mudança do local e da rotina dos cuidados relacionados à alimentação merece um planejamento prévio.

Em primeiro lugar, se o bebê mama no peito, tudo fica mais fácil. Esse é até um fator protetor a mais para ele, que entrará em contato com um ambiente diferente. Se ele não mamar no peito (usa mamadeiras) e/ou se comer outras coisas (papinhas), alguns cuidados devem ser tomados.

Higienização dos utensílios (mamadeira, colheres, pratos):

  • Leve sempre dois exemplares de cada utensílio para que um possa ser higienizado enquanto outro está sendo utilizado.
  • Higienize todos os dias os utensílios que serão utilizados na alimentação da criança. Mergulhe todos em vasilha com água e hipoclorito de sódio (20 gotas para cada litro de água). Deixe de molho por 20 minutos, retire e deixe secar em temperatura ambiente. Quando secos, guarde em vasilha com tampa. Essa desinfecção dura 24 horas.

Preparação e transporte dos alimentos:

  • Prepare a fórmula infantil ou o leite da criança imediatamente antes do consumo. Não deixe mamadeiras preparadas, mesmo que seja em bolsas térmicas ou geladeiras. Não é possível garantir que a temperatura será estável, pode haver deterioração do alimento. A mamadeira deve ser consumida no máximo em 1 hora após o preparo e os restos devem ser desprezados.
  • Tenha certeza que a água a ser consumida é segura. Vale ferver por 15 minutos mesmo se ela for filtrada, ou utilizar água mineral. Água contaminada é o principal fator de risco para ocorrência de diarreia e vômitos.
  • Em relação às frutas: utilize as papas prontas ou leve frutas inteiras. Higienize as frutas antes do consumo (manter 20 minutos de molho encobertas por água e com 10 gotas de hipoclorito de sódio para cada litro), deixe secar em temperatura ambiente e armazene em vasilhas cobertas. Na hora do consumo descasque, corte e ofereça para a criança picada, amassada ou raspada.
  • Em relação às papas de carne e legumes: por mais cuidado que se tenha na preparação é difícil garantir a temperatura durante o transporte e armazenamento. Por isso durante o trajeto de viagem pode-se utilizar as papas prontas, que podem ser transportadas em temperatura ambiente. Se houver possibilidade de se preparar a alimentação do bebê no local que a família ficará hospedada, os alimentos devem ser consumidos logo após o preparo, sugere-se não armazenar.

Lembre-se que se o bebê for pequeno (menor do que 1 ano) ele não deve consumir os alimentos de restaurantes, lanchonetes, etc. Eles não são adequados para essas crianças, que precisam de alimentos complementares especialmente preparados para essa faixa etária, respeitando o que vinha sendo feito em casa.

Esses cuidados são importantes para que todos possam aproveitar esse momento especial juntos.

Compartilhe este artigo!

Foto de Dr. Carlo Crivellaro

Dr. Carlo Crivellaro

CRM 72.688 (SP) RQE 34.876 E-mail: drcarlo@drcarlo.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira mais artigos do autor