O desenvolvimento dos dentes

Os dentes do bebê começam a nascer em geral entre 6 a 8 meses de vida, mas podem demorar até os 10-12 meses. É a chamada dentição decídua, ou “dentes de leite”. Não é raro também ver bebês de 4 meses já com dentinho, ou crianças com pouco mais de 1 ano ainda sem. Se com 1 ano e 4 meses ainda não tiver nenhum dente, o bebê precisa passar com um odontopediatra, para avaliação e fazer uma radiografia. Se o bebê tiver nascido com algum dente, ou se nascer o primeiro dente logo no primeiro mês de vida, também será necessária a avaliação de um odontopediatra.

Os primeiros sintomas da erupção dos dentes podem ocorrer até 2 meses antes do evento. São eles: aumento da salivação, coceira na gengiva, gengiva vermelha e inchada, criança levando as mãos e objetos à boca com frequência, criança irritada, inapetente, chorosa e com o sono agitado. Em geral não ocorre febre, diarreia, vômitos ou sintomas gripais, apesar de alguns pais observarem esses sintomas. Na ocorrência desses sintomas, o melhor é consultar o pediatra. Os sintomas da erupção dos dentes podem ser aliviados usando-se um mordedor de borracha rígida, limpo, de pintura atóxica. Se o mordedor puder ser resfriado, o alívio é ainda maior. Não usar pomadas anestésicas no local. Medicamentos só devem ser usados sob orientação do pediatra ou odontopediatra.

A higiene bucal já deve ser iniciada antes mesmo do aparecimento dos primeiros dentinhos, conforme orientação do pediatra ou odontopediatra.

Aos 3 anos de idade a criança já deve ter todos os dentes de leite, ou seja, 20 dentinhos. Os primeiros dentes começam a cair em geral entre 6 e 7 anos. Os últimos caem entre 11 e 12 anos. Os dentes permanentes começam a erupção entre 6 e 7 anos. Em geral, os primeiros a nascer são os primeiros molares permanentes, que nascem atrás do último dente de leite, portanto nenhum dente cai para que ele possa nascer. Os dentes incisivos centrais inferiores permanentes também nascem em torno de 6 a 7 anos. Os dentes permanentes continuam a nascer até o final da adolescência. O terceiro molar permanente, ou siso, pode nascer só na fase adulta.

Quando um dente de leite estiver bem amolecido é só puxá-lo rapidamente, que ele sairá. Quando um dente permanente começa a nascer sem que o dente de leite tenha caído é necessária a avaliação de um odontopediatra. Traumatismos nos dentes de leite também precisam ser avaliados pelo odontopediatra, pois podem afetar a dentição permanente.

Compartilhe este artigo!

Foto de Dr. Carlo Crivellaro

Dr. Carlo Crivellaro

CRM 72.688 (SP) RQE 34.876 E-mail: drcarlo@drcarlo.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira mais artigos do autor